Image Map

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Aprendendo História no Centro do Rio



No dia 25 de abril, sexta-feira à tarde, os alunos do 8º e 9º ano, tiveram uma aula de história extraclasse muito produtiva, através de uma visita ao Centro da Cidade do Rio de Janeiro em companhia do seu professor de História Hamilton.


O Desembarque foi na Praça XV, próximo ao antigo chafariz, onde os barcos se abasteciam. Hoje a paisagem é diferente com o Mergulhão, o viaduto da Perimetral e aterros. Adentraram no Paço Imperial e visualizaram a Igreja do Carmo (a antiga Catedral).

Cruzando o Arco do Telles e seguindo pela Travessa do Comércio alcançaram a Casa França-Brasil, onde estavam expostos mais de 500 trabalhos de Debret. Em seguida, visitaram o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) onde duas exposições estavam acontecendo: "Trópicos" (exposição etmológica, com trabalhos dos mais diferentes países tropicais) e "Família Ferrez - Novas Revelações" (fotografias do início do séc. XX, com destaque para as diferentes transformações por que passou o Centro do Rio - aterro do Flamengo, desmonte dos morros do Castelo e Santo Antônio, abertura da av. Presidente Vargas).

O embarque para retornar à escola, na lateral do CCBB, permitiu ainda um reconhecimento da Igreja da Candelária. Com certeza, para muitos jovens que praticamente ainda não conheciam o Centro, foi uma rica experiência cultural e de convívio extraclasse.












O embarque para retornar a escola, na lateral do CCBB, permitiu ainda um reconhecimento da Igreja da Candelária.
Com certeza, para muitos jovens que praticamente ainda não conheciam o Centro, foi uma rica experiência cultural e de convívio extraclasse.




Nenhum comentário: