Image Map

quinta-feira, 12 de junho de 2008

200 anos da Vinda da Família Real para o Brasil


Estudando sobre a vinda da Família Real para o Brasil, os alunos conheceram o gosto de
D. João VI pelas artes. O príncipe regente queria ver retratado em telas todas as belezas do Rio de Janeiro, trazendo da França um pintor que ficaria famoso desde então: Jean Baptist Debret que, de modo único, retratou a sociedade da época. Os alunos do 5º ano em uma integração entre a aula de História e Artes, conheceram as obras deste Mestre e pintaram telas retratando o Rio de Janeiro e os costumes de seus atuais moradores.
Complementando esse projeto bimestral, no mês de junho, a turma fez uma visita pedagógica ao Museu Histórico Nacional, onde acontecia a exposição "Um Novo Mundo, Um Novo Império: A Côrte Portuguesa no Brasil". Os alunos adoraram e anotaram tudo o que achavam interessante para após debater em sala de aula.
A culminância desse projeto aconteceu com o teatro " A Fuga da Família Real para o Brasil", onde os alunos, em prática de aula, vivenciaram toda a história do Brasil naquela época.
"A turma do 5º ano fez um aprendizado na disciplina de História sobre a Família Real. Colocamos em prática a arte, como a de Jean Baptist Debret, onde numa tela de pintura, fizemos um desenho a lápis grafite e depois pintamos. Como complemento, fomos a um passeio ao Museu Histórico Nacional, onde aprendemos mais coisas daquela época, além de descobrir por exemplo, que D. João era surdo. Para encerrar, fizemos uma peça de teatro para os pais com o título: " A fuga da Família Real", procuramos mostrar os trajes utilizados naquela época. Foi ótimo, tiramos nota máxima e os pais adoraram!" Letícia Rocha 5º ano

Nenhum comentário: