Image Map

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Conclusão

Podemos verificar como o bairro de Botafogo passou por uma série de transformações no decorrer de todos esses anos, na sua evolução urbana. De antigo arredores pertencentes à isolada freguesia rural de São João Batista da Lagoa, transformou-se em local de residência da nobreza carioca, para depois podermos vê-lo como bairro.

Neste período, podemos identificar acontecimentos que marcaram para a globalização de Botafogo.Como a chegada de D. Carlota Joaquina, que passa a morar em Botafogo, atraindo então a atenção de toda a cidade para esta área. Outros fatos importantes são: a construção da Paróquia e a construção do Cemitério de São João Batista, que contribuíram para o desenvolvimento e urbanização do bairro. Pode-se citar ainda o papel que os meios de transportes tiveram no processo de expansão da urbanização do lugar.

Já em meados do século passado, Botafogo era como um subcentro da cidade do Rio de Janeiro, e passou a receber uma série de serviços, entre eles escolas e clínicas médicas e, atualmente, vem adquirindo outras características ao receber uma variedade de serviços especializados.

Podemos também considerar importante a inauguração do Shopping Rio Sul e sua torre, além da construção do metrô, que possibilitou uma melhor acessibilidade ao bairro, ambos na década de 1980.
Hoje em dia, o que vemos em Botafogo é uma variedade de serviços e atividades que atendem as mais diferentes partes da população.

Concluímos que existem
sinais de globalização em Botafogo.

Basta olharmos pela janela de nossa casa, que vemos um carro de uma marca importada. Também podemos dar um passeio pela Rua Voluntários da Pátria, e ver atuando empresas de diferentes lugares, ou ir ao shopping, onde encontramos marcas de roupas estrangeiras.

Nenhum comentário: